13 novembro 2008

Cuidado com os Manipuladores






Encontram-se espalhados por todo o lado; no trabalho, na família, nos amigos, na mulher ou no marido e, embora não chupem o sangue à vítima, são capazes de retirar-lhes a energia e destruir-lhes a vida. Como? Cativando-a, absorvendo-a e condicionando-lhe os comportamentos. De tal modo que a pessoa chega a perder a vontade própria, as suas convicções e, muitas vezes, até os seus valores. Mas tudo é feito de modo subtil e de acordo com uma estratégia específica…



Normalmente as pessoas manipuladoras apresentam uma grande lacuna de afeto. Acham-se o máximo e, agem como tal para camuflar uma grande pobreza interior. Apresentam um bloqueio face à tristeza e ao que os faz sofrer. Os manipuladores apresentam também, um grande desejo de valorização narcísica e têm necessidade de subjugar todos os outros aos seus caprichos. Mostram que são eles que controlam e não se sentem minimamente culpados das suas atitudes.


Normalmente têm uma abordagem fácil e simpática, de maneira a cativarem os outros. Além disso gostam de se colocar na posição de vítimas. Costumam pensar que sabem tudo sobre a vida da outra pessoa, isto, porque no fundo, são bastante menos inteligentes do que aquilo que pensam.
São pessoas extremamente possessivas e controladoras e, por isso, limitam a atuação do outro.
Numa relação a dois, por exemplo, quando um deles começa a sentir que a sua liberdade pessoal está a ser afetada, é porque algo vai mal na relação. O problema é que nem sempre toda a gente desenvolve o conceito de “liberdade pessoal”.
As pessoas que sofrem limitações quanto à sua independência, são mais manipuláveis, devido ao fato de não estarem habituadas a fazerem as suas próprias opções, tomarem decisões, a ter amigos e vida próprias e, em última instância a pensar em si próprias.
A sociedade atual e o respectivo ritmo de vida, privilegia o aparecimento de comportamentos manipulativos. As pessoas acabam por se afastar umas das outras, contudo não deixam de sentir uma grande necessidade de se socializarem.
A sociedade desresponsabiliza as pessoas manipuladoras e, na verdade, para existir um manipulador, tem de haver sempre quem se deixe manipular. A sociedade aceita os manipuladores, não os condena, por isso eles voltam a manipular.

Existem diversas formas de manipular, vamos ver algumas das mais frequentes:

MANIPULAR PELA TRISTEZA
Alegam estar num contínuo estado de depressão que ninguém compreende, acabando por contagiar com a sua tristeza, aqueles que se encontram mais próximos.
DESQUALIFICAM TODA AGENTE
Desqualificam não só quem está por perto, mas martirizam a vítima, de modo a deixarem-na numa posição de inferioridade. Assim, é fácil conseguirem uma posição de destaque e serem bem vistos.
PIADINHAS SARCÁSTICA
Utilizam com frequência comentários e piadas sarcásticas que acabam por ser desagradáveis para quem é alvo delas.
Criam uma imagem falaciosa da vítima devido aos seus comentários. Por exemplo se alguém estiver sempre a dizer que o outro é idiota, quem ouve, acaba por acreditar, ainda que não seja verdade.
ACHAM QUE CONHECEM PERFEITAMENTE A VITIMA
Dedicam-se a estudar meticulosamente o comportamento das outras pessoas, considerando-se aptos para adivinhar os pensamentos e criticar a forma de vida dos outros, que na verdade desconhecem.
GOSTAM DE CHEGAR SEMPRE EM PRIMEIRO
Por vezes utilizam a arrogância para acabar com os outros. O objectivo é fazer com que os outros se sintam tolos, enquanto eles passam por espertos. Gostam de se antecipar para assim se destacarem.
CULPABILIZAM OS OUTROS
Pedem com frequência favores, mesmo que estes pressuponham um esforço bastante grande para a outra pessoa.
Quando os outros não acedem aos seus pedidos, reagem de modo a fazê-los sentir-se culpados. É através deste comportamento que normalmente conseguem o que querem.

Nesta última parte podemos ver algumas das consequências que o ato de manipular pode provocar nas vitimas.

O ISOLAMENTO
A subtileza do agressor é tal que as pessoas que o rodeiam não percebem de que este está a manipular alguém. A vítima encontra-se completamente isolada e costuma aceitar continuar a defender o manipulador, para que a situação não se torne pior.
A ACEITAÇÂO
Os pequenos actos, ainda que perversos, acabam por parecer normais. A vítima não costuma dar-lhes grande importância e o agressor torna-se cada vez mais dominador.
A DESORIENTAÇÂO
O domínio do agressor provoca no agredido um estado de confusão. Quando se apercebe da situação a pessoa não sabe o que fazer, se deve ou não expor publicamente o ocorrido.
A ANSIEDADE
A submissão a que a vitima se sujeita, obriga-a a estar num permanente estado de alerta, o que provoca o acumular de tensão, assim como um estado de ansiedade. Quando não resolvida a situação acaba por originar o aparecimento de diversos sintomas psicossomáticos.

"Um homem de sentimentos esgotados tem como único prazer martirizar os outros seres humanos". (Selma Lagerlõf)

fonte: http://blogdeumadesconhecida.blogspot.com/


Fiquem atentos... nem tudo que parece é!!! Acordem pessoal... chega de manipulação!!! Para bons entendedores... meia palavra basta!!!
Bjos e Tudo de Bom!!


10 comentários :

  1. Olá!
    Fui vítima de um manipulador perverso e reagi à altura. Escrevi um livro e estudo abrir uma associação para vitimas destes doentes.
    Criei uma comuna no orkut "Manipuladores e vítimas". Gostaria de contar com você nesta guerra. Obrigada

    Louise Tommasi

    ResponderExcluir
  2. Adorei o k aqui li. É muito real e esclarecedor. A minha mãe é manipuladora e cresci sem o saber sofrendo muitissimo. Adulta acabei vitima de dois manipuladores em fases diferentes da minha vida.Não sabia o k era, mas aceitava toda a confusão e mal estar julgando k era eu k estava errada. Cresci assim e por isso era me quase natural sofrer dessa maneira, ignorando k o problema não era culpa minha. Agora, embora tarde no tempo, compreendo o que se passou. Todas as pessoas deviam aprender sobre isto, sobretudo as k cresceram vitimas de pais manipuladores e k, por isso, se não forem também manipuladores, crescem com muito baixa auto edtima e habituados a serem manipulados não têm defesas capazes oara se afastarem destes seres nefastos. Obrigada pelo k aqui li.

    ResponderExcluir
  3. Oi Oliveira, esse texto é ótimo mesmo. Postei no blog numa época que conheci uma manipuladora horrorosa, levei um tempo para acordar, e então percebi que já tinha passado diversas vezes por manipulação, e nunca me dado conta. Hoje acho que era a carência que me levava acreditar tão facilmente nas pessoas. A carência se foi, hoje me julgo alto suficiente, e tenho os dois pés atrás com as pessoas, precaução é a arma contra os manipuladores.

    Nunca é tarde, importante é acordar e lutar e/ou fugir dessas pessoas.

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Excelente esse texto e mto esclarecedor com certeza. Sou filha de mãe manipuladora e tbm cresci subjulgada, sempre sendo desqualificada, com baixa autoestima e até hj, aos 47 anos, luto para superar minhas limitações resultado da criação por uma manipuladora. Foi difícil demais compreender oq se passava. Eu sempre acreditei que era eu que havia nascido com algum defeito de fabricação.A culpa sempre me perseguiu. Pra se ter uma ideia, sequer consegui namorar e ter algum relacionamento duradouro em toda minha vida, com um homem, apesar de ser uma mulher bonita e inteligente. Qualidades q consegui reconhecer em mim, ja bem madura. Recentemente conheci um homem pelo qual estava apaixonada, mas graças à DEUS percebi à tempo, que era manipulador e me afastei. Estou me sentindo mais forte e confiante e ainda pretendo crescer mto como pessoa, viver um amor e ser mto fliz. É mto devastador mesmo a convivência com manipuladores e o caminho para a superação dos efeitos que causam em nossa vida é longo e árduo.

    ResponderExcluir
  5. Me identifiquei mto com seu comentário, é mto ruim claro, tudo isso, mas ao mesmo tempo, é bom saber que não somos ou fomos as únicas e que um dia conseguimos nos livras de tudo isso, mesmo que com mta luta e força de vontade.

    aquele abraço

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto!
    Fui vitima durante 5 anos de uma ex namorada manipuladora. Quando ela me descartou defendi ela por muito tempo. Acho que ainda nao cai na real.
    Minha vida foi totalmente anulada por conta das técnicas dela.
    Meu trabalho foi extremamente prejudicado, abandonei todos os meus amigos, sendo que um deles ela foi amane por um ano.
    Terminou pelo telefone um relacionamento do qual 3 deles moramos juntos e todas as vezes que eu a procurava fazia um escarcel dizendo que eu era um psicopata e que ia chamar a policia.
    Realmente uma loucura. Se separou do marido me dizendo que estava apaixonada por mim, começou minha culpa ai, e ela trabalhou isso até o fim
    Preferi nao tomar remédio nem ir ao pisiquiatra.
    Espero lembrar que ela é assim pq o dia que minha vida não estiver mais destruída não quero cair nessa novamente
    VErdadeiro inferno em terra

    ResponderExcluir
  7. Obrigada! O texto não é meu, mas extremamente importante e informativo, todo cuidado é pouco quando se trata de manipuladores.

    Fico feliz que apesar de ainda estar se recuperando, tenha se livrado do sua manipuladora, siga em frente, demora mas vc irá se recuperar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Nunca pare este blog tão interessante. Se quiser pode ver no meu blog, dificilmente copio minhas postagens.
    Será que poderia copiar essa, pois estou sendo vítima de manipuladores, eu sei de tudo isso, mas se vier de outra fonte, fico um pouco livre deles.
    Amanhã volto pra saber da autorização
    Estou seguindo...
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  9. Oi Dorli! Pode publicar o texto, sem problemas ok! Temos que divulgar esse tipo de coisa, para mais pessoas prestarem atenção no que está acontecendo ao seu redor.

    Aquele abraço!

    Lele

    ResponderExcluir
  10. Ola adorei esse blog, convivo com uma mae manipuladora e queria que me dessem dicas de como conviver com ela e nao ser manipulada. sofro demais com essa situaçao nao sei oque fazer, sou casada tenha uma filha e

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...