03 maio 2009

Pessoas Egocêntricas

Egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo.

Egoísmo e egocentrismo
O egocentrismo caracteriza-se pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos. Uma pessoa egoísta pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses. A pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive. O egocentrismo é próprio da infância, como passagem para que a criança possa aprender a noção de referência a partir do eu e então aprender. (fonte)

O egocentrico, como o nome diz, acredita estar no centro do universo. Todos os assuntos lhe dizem respeito e tudo gira em torno dele. Na psicanálise, o egocentrismo é um efeito colateral do mecanismo de defesa psíquica chamado de auto-afirmação, onde o indivíduo têm que estar sempre certo, tornando-o egocêntrico, gerando um desequilíbrio entre as três instâncias da mente, colocando o Superego (parte responsável pela negação e auto-afirmação) em plano superior. (fonte)


EGOCÊNTRICO: Diz-se daquele que refere tudo ao próprio eu, tomado como centro de todo o interesse; personalista

A pessoa egocêntrica é aquela que assume uma atitude egoísta e soberba em relação as pessoas, a sociedade e a vida. Vive exclusivamente para si, é egoísta, despreza os interesses dos outros e ama excessivamente a si mesma. (fonte)

"Preocupação excessiva consigo mesmo é egocentrismo e o egocentrismo é o mais alto grau de egoísmo. Muita gente não percebe que essa preocupação é egoísmo. Este tipo de egoísmo é traiçoeiro, sutil e comumente difícil de ser reconhecido. O indivíduo doente freqüentemente nega que isso seja egoísmo. A pessoa doente está sempre inteiramente preocupada com o que está sentindo e com coisas semelhantes, no que lhe diz respeito. O mundo? Pode ir para o inferno... Não está interessada em mais nada a não ser como se sente, no que deseja, no que consegue para si, como os outros a tratam e nas vantagens que possa levar. Estamos certos disso - nós éramos assim, como assim são todas as pessoas emocionalmente doentes. Quando uma pessoa pensa ou fala unicamente a respeito de si mesma, ela está sendo o mais egoísta que se possa ser." (fonte)

E tem gente que ainda acha que não é egocêntrica... faz me rir!! Para bons entendedores, meia palavra basta!!

Um comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...