14 abril 2010

Gelatina Vegetal - Agar Agar

GRACILARIA PÓ – Agar Agar
É uma substância existente em certas algas vermelhas rodofíceas e que forma com facilidade um hidrogel. Utilizada em laboratórios como meio de cultura de microorganismos ou na culinária como gelatina.
A Riqueza das Algas:
Riquíssima em iodo (percussor da tiroxina)
Vitaminas A, B e C
Sais minerais
Spirulina - oligoelementos, sais minerais, proteínas e aminoácidos.
Vitaminas - C, B1, B2, B6 e B12
35% glicídios
5% lipídios
Quase não contém celulose.
Como agar-agar é uma gelatina de origem vegetal, extraída das algas vermelhas, sua composição nutricional difere completamente da composição da gelatina de origem animal.
A gelatina de ágar-ágar não precisa ser levada ao refrigerador para endurecer, ela endurece normalmente com o resfriamento á temperatura ambiente. Possui sabor neutro, portanto pode-se adicionar qualquer ingrediente saborizante.
Vende-se ágar-ágar em fios semelhantes a macarrão, em barras compridas, mas é comumente comercializada em pó e sua cor geralmente é esbranquiçada.
A diluição é de meio litro de líquido para 4 g de ágar-ágar.
Experimente utilizar ágar-ágar para reduzir o consumo de ovos na elaboração de receitas.
Observe atentamente a composição nutricional nos rótulos dos alimentos, muito produtos industrializados contêm gelatina de origem animal em sua composição, principalmente doces como iogurtes, sobremesas industrializadas, e balas gelatinosas como jujubas e balas de goma.
Prefira sempre produtos de origem vegetal, que contenham menor quantidade de produtos químicos e variedade de nutrientes.

O Agar Agar também é rico em fibras vegetais, que atuam na regularização das funções intestinais, proporcionando um suave efeito laxante. Por isso, é comumente utilizado em dietas com baixo teor calórico, auxiliando nos regimes de emagrecimento. É uma alga rica em sais minerais, iodo, fósforo e de alto valor dietético.
Efeito Hidratante: Uma hidratação praticamente imediata . A pele se torna mais macia e aveludada e, após alguns dias de utilização , rugas e marca de expressão são menos evidentes. Uma pele mais lisa, com aspecto mais jovem e sadio, pode ser observada ao fim de uma vintena de dias de utilização. O efeito hidratante é tão intenso que reduz os sintomas do excesso de exposição ao sol, tais como a vermelhidão e a formação de bolhas.

Ágar-Agar é muito utilizada por vegetarianos, por ser de origem vegetal e livre de corantes artificiais. Aqui em casa uso de maneira prática e rápida, bato o suco no liquidificador com 1 colherzinha de café de ágar-ágar. Beba na hora e já estará ingerindo uma quantidade diária excelente.

Possui em sua composição principalmente fibras e também sais minerais (P, Fe, K, Cl, I), celulose, anidrogalactose e uma pequena quantidade de proteínas.
Usados pelos orientais há muitos séculos é abundante nos mares da China e do Japão.
As mulheres japonesas fazem uso diário desta gelatina, o que lhes garante uma pele saudável, os cabelos macios e brilhosos, os dentes fortes, os intestinos bem regulados, o corpo esbelto e sem gorduras.
Havemos ainda de considerar como vitalizante celular, retarda o envelhecimento dos tecidos, evitando as rugas, enrijece os seios, fortifica as unhas, revigora o couro cabeludo evitando a queda dos cabelos.

Um comentário :

  1. Boa noite!

    Seu texto foi divulgado no blog Planeta Vegetariano, com os devidos créditos.

    Não deixe de conferir em: http://planetavegetariano.blogspot.com/2010/04/gelatina-vegetal-agar-agar.html

    TES

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...