26 maio 2010

O que as princesas da Disney nos ensinam


Escrito por Maíra Kubík Mano - Blog Viva Mulher

“E foram felizes para sempre” talvez seja a frase mais mentirosa da história da humanidade. E o pior: todo mundo acredita nela. Não é como dizer “Papai Noel existe” ou “foi o coelhinho da Páscoa que deixou o ovo aqui”. Essas lendas simplesmente se esvaem com o tempo e com o amadurecimento. Já os contos de fadas não: ao longo da vida qualquer pessoa, por mais deprimida ou descrente que esteja, carrega uma pontinha de esperança de que num passe de mágica tudo vai dar certo.


Mas a não ser que você seja o Harry Potter, não é tão fácil resolver situações cotidianas com feitiçaria. Otimismo é bom, claro, mas dentro da realidade. O que a Disney e suas princesas ensinam, em especial para as meninas, não são histórias de superação e força interior, tão fundamentais para inspirar a vida adulta. Resumem-se, pelo contrário, a um príncipe encantado que salva a mocinha de situações de fragilidade absoluta. Mais do que uma ajuda externa, ele aparece como a salvação da lavoura.

Recebi de uma leitora a ilustração abaixo, que reúne boa parte dessas expoentes reais de Orlando e demonstra a lição que cada uma nos deixa. Não poderia ser mais perspicaz:





A tradução, da esquerda para a direita, em cima:

- Aurora (vulgo “Bela Adormecida”): garotas bonitas nem precisam estar vivas para ter alguma ação real
- Jasmin: Sendo uma mulher, seu valor político está reduzido a sua capacidade matrimonial
- Bela (e a Fera): Aparência não importa, o que importa é o que está no seu coração. A não ser que você seja a garota.
- Cinderela: Se você é bonita o suficiente, pode escapar de condições de vida terríveis encontrando um homem rico que se apaixone por você
Embaixo:
- Branca de Neve: A princípio pode parecer terrível ser tão bonita que outras mulheres ficam com ciúme a ponto de querer lhe matar. Mas não se preocupe, uma vez que sua beleza atraia um homem, ele a protegerá.
- Ariel (vulgo “Pequena Sereia”): Tudo bem abandonar a sua família, mudar drasticamente a sua aparência, e desistir de seu grande talento para conseguir seu homem. Uma vez que ele ver seu rostinho lindo, apenas um feitiço vai tirar os olhos dele de você.


Imaginem o dano psicológico que isso causa nas mulheres, principalmente naquelas que se espelham por anos a fio nessas garotas?

E não somos apenas nós que sofremos com isso: os homens, depositários de todas essas expectativas não cumpridas, certamente também sentem o peso de tanta responsabilidade. Tenho um amigo, o artista plástico Pedro Leão, que trabalha a questão do “mascunilismo”. Em sua obra, ele discute a necessidade de o homem não ser obrigatoriamente o provedor da casa e o “macho” da família, que dá conta de tudo e de todos. 

De fato, a ilusão é tão grande que, muitas vezes, nem nos damos conta da riqueza do dia a dia e das relações humanas, esperando por um futuro onde tudo seja perfeito e os conflitos solúveis como café em pó. O problema é que boa parte das coisas são como azeite na água.

É por isso que eu mal espero para ver Shrek 4 no cinema.


3 comentários :

  1. Amei o post... ainda não tinha visto! mas fiquei com remorso pq comprei um Adidas LEEEENDO da Branca de Neve pra Manu! KKKKK...
    Tênis a parte... não gostaria que a Manu se espelhasse nesse tipo de princesa sabe? Prefiro mais ela gostando de coisas mais próximas da realidade... uma princesa q gosto é a Rapunzel... apesar de assustada, acho ela super corajosa! hehehe

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  2. haha... fica com remorso não, personagens da Disney são lindos estampados em tênis e roupinhas de criança, tem que aproveitar e deixar ela usar e abusar, os meninos usaram tênis de personagens pro mtooooo anos, achava uma graça, claro que era do Mickey, Tarzan, ... próprios para o sexo masculino. Vai ver qndo ela começar entender e pedir sandalinha da Hello Kitty, da Barbie, etc, desde que não seja a da Xuxa, tá bom... pq a Xuxa vai estar com 60 anos e lançando coisa para criança, em vez cremes com botox. Os meninos passaram pelos sandálias e tênis de tudo que é desenho, tmb Hot Weels*, uma graça.

    Mas faz bem ensinar ela a ter os pés no chão, na realidade... mto faz de conta não faz bem para a criança não.

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...