16 julho 2010

A Escravidão Sutil

A vida foi feita para ser desfrutada, é um presente divino. Mas milhões de pessoas estão no exército, prontas para massacrar ou serem massacradas. E toda a vida delas, todos os dias, é gasta em paradas, na limpeza de armas ou em seguir ordens de algum tolo: vire à esquerda, vire a direita. Imaginem, fazer isso a vida toda! e nem mesmo por um único momento pensam no que estão fazendo de suas vidas. É para isso que serve a vida? É esse o destino de uma vida?

Se você está cantando e dançando, talvez tenha um significado. Mas se virar à esquerda e à direita, marchar todos os dias, preparando-se para a morte… Como a vida pode ser apenas uma preparação para a morte? Ensinam brutalidade, a violência e a insensibilidade, pois somente assim é possível escravizar milhões de pessoas.

Vocês pensam que são livres? A escravidão apenas tornou-se mais sofisticada, só isso. Mas a escravidão continua existindo.

Nenhuma sociedade até agora foi livre de fato. Todas as sociedades foram sociedades de escravos. Uma coisa é certa: escravidão tomou várias formas através dos tempos. Primeiro era muito grosseira, agora é muito sutil.

Lembre-se a escravidão sutil é muito mais perigosa que a grosseira, porque você pode se rebelar contra a escravidão grosseira, já que ela é tão aparente, tão óbvia, mas, quando ela é sutil, você nem mesmo a percebe.

Se você é um muçulmano, um hindu, um cristão, um jainista, é um escravo. Sua mente foi condicionada para ser um hindu, um muçulmano, um cristão, e você se tornou isso. E você nunca pensou sobre isso. Por que você deveria ser isso ou aquilo? Você não nasceu cristão ou muçulmano, nasceu como pura consciência. Por que essas limitações?

E se você estiver fazendo coisas que os outros querem que faça, mas nunca aquilo que sempre quis fazer de fato, você é um escravo. Um ser humano livre é alguém que pode se dizer dono de sua inteligência, senhor de sua sensibilidade.

Osho 

3 comentários :

  1. Legal "!!! ninguém se dá conta disso... descobri no Twitter mesmo q libertaram um pessoal q estava trabalhando em regime de escravidão na erva mate, bah!
    Escrevi um texto sobre mulheres lá no ANDA, depois se quiseres dar uma lida...bjs

    ResponderExcluir
  2. Estou a escrever um livro exactamento sobre o comportamento humano. Onde julgo que deveriamos tomar as redias dos nossos actos, e nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. ophiuchushastatus obrigada pela sua visita, vou passar lá no seu blog.

    Ellen... não li seu texto ainda, vou no anda tmb.

    Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...