26 julho 2010

O Inhame

O Inhame é um dos alimentos mais fantásticos que se conhece. Ele tem um valor nutricional e medicinal, conhecido há muito tempo. No começo do século já se usava elixir de inhame para curar sífilis.Vocês já devem ter ouvido falar.
O inhame conhecido como "vassourinha do sangue", limpa o sangue fazendo com que as impurezas saiam através da pele, rins e intestinos. Médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são postos avançados de defesa do sistema imunológico.
A presença do inhame no sangue permite uma reação à invasão de mosquitos, neutralizando o agente causador de doenças antes que ele se espalhe pelo corpo. Dessa forma é possível evitarmos doenças como a dengue , febre amarela e malária.
Há registros de que aldeias inteiras morreram de malária depois que roças de inhame foram substituídas por outros plantios.
O inhame é mais nutritivo que a batata. A sua folha, parecida com a taioba, também serve para comer cozida ou refogada. Ele é nativo do Brasil enquanto que a semente da batata é importada.
Inhame dá com fartura em qualquer lugar e ele, ao invés de apodrecer como a batata, brota e produz mais inhames ! Emplastro de inhame ajuda a trazer para fora furúnculos, quistos sebáceos,unhas encravadas, verrugas, espinhas, farpas, cacos de vidro que entram nas mãos ou pés, etc. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor. Desinflama cicatrizes e elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores.
Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.
Ele acompanha praticamente todas as minhas refeições, inclusive lanches. Faço sucos fabulosos de inhame com alguma fruta, farinha de linhaça e fica uma delícia e mega nutritivo.
Experimentem sem medo - bata no liquidificador pedacinhos de inhame com uma fruta da sua preferência e depois me fala o que você achou. Não dá pra sentir o gosto do inhame forte e fica uma delícia, além de muito nutritivo e revigorante, sem contar na faxina que ele faz no seu organismo.

Feminologia Pink

  • Já me rendi a esse fantástico alimento, o suco foi testado e aprovado, realmente não fica o gosto, tirei a casca, lavei bem, cortei uns pedacinhos, lavei de novo e deixei um pouco de molho na água para tirar aquela baba.
  • Uma receitinha fácil e rápida, corta ele em pedacinhos e cozinha até amolecer, então escorre e lava. Frita um pouco de alho no azeite e em seguida coloca o inhame e um pouco de sal, não mexer muito para não virar purê. Ou se preferir, faça purê.

3 comentários :

  1. Menina, esse seu blog é tb tudo de bom, hein, saudavel e super simpático! Eu adoro inhame minha mãe que é do nordeste, sempre introduziu o inhame na nossa alimentação. E quando tínha alguma infecção como o furuncúlo, a gente tomava elixir de inhame.
    Eu também não dispenso um delicioso pure ou creme dessa raiz maravilhosa.
    É isso aí, alimentos saudáveis são nossos remédios.

    ResponderExcluir
  2. adorei seu blog! vc usa o inhame cru no suco? que quantidade?
    obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Karina... obrigada!

    Sim, cru no suco, 1/2 inhame pra 1 litro de suco mais ou menos.

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...