10 setembro 2010

Berinjela e Couve-Flor


Fiz duas receitas nos últimos dias que merecem um espaço aqui no blog, a inspiração veio do blog Projeto Vegan, mas coloquei meu toque especial nos pratos, afinal, adoro cozinhar e não gosto de seguir receita pronta, improviso com o que tenho em casa e o resultado acaba sempre dando certo, ainda bem.

Semana passada fiz Berinjela a Parmegiana, uma coisa que finalmente aprendi a fazer, sempre lia a respeito mas nunca seguia esse passo, mas percebi que faz toda a diferença, é cortar as berinjelas em fatias, salpicar com sal e deixar escorrendo por meia hora para ela murchar, então seca com papel toalha e grelha ela na frigideira sem óleo. 

Ontem para o jantar, fiz Couve-Flor assada com cenouras e batatas ao molho branco, detalhe, a couve-flor inteira, ela no forno já fiz várias vezes, mas nunca inteira, o resultado ficou lindo como podem conferir na foto.

Receita Berinjela a Parmegiana  e o meu toque especial:
Para mim quando fala-se em parmegiana, logo lembro de um molho de tomate bem cremoso e queijo, no meu caso, tofu, claro. Então fiz um molho de tomate(caseiro de preferência) e espremi o tofu, temperei com ervas e intercalei as camadas - berinjela, molho, tofu e assim por diante, levei ao forno para gratinar, ficou deliciosa, mas esqueci de fotografar o prato.

Receita Couve-Flor com Cenouras e Batatas e o meu toque especial:
Eu gosto de tudo com muito molho, não sou fã de pratos muito secos, sabia que se colocasse só o creme se soja, não ficaria do jeito que eu gosto, então fiz um molho branco e joguei por cima da couve-flor. 
Molho Branco:
  • 500 ml de água 
  • 4 colheres de sopa de extrato de soja 
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de creme vegetal/margarina
  • 1 caixinha de creme de soja
  • sal a gosto ou caldo de legumes em pó e noz moscada
  • salsinha e cebolinha
Mistura a água com o extrato em uma jarra, na panela mistura a farinha com o creme vegetal, aqueça no fogo baixo, e aos poucos vai adicionando a mistura liquida, mexendo sempre com um fue. Cozinha até engrossar, coloca o tempero e por último a cebolinha, salsinha e o creme de soja.
(pode substituir a água com extrato de soja, pelo leite de soja Pura Soja da Yoki, que é próprio para uso culinário, qualquer outro não recomendo)

-  cozinhar a couve-flor inteira na água com sal.

Um comentário :

  1. ótimas receitas...hj fiz algo parecido com a beringela...
    Já coloquei o selo lá no blog, dê uma olhada e veja se gostou do post. Também coloquei na barra lateral, para ficar sempre à vista...bjs
    Ah, se quiseres mandar seu endereço (por e-mail, mais fácil), to com uns panfletos do dia da paz e gostaria de mandar para todas as minahs amigas blogueiras...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...