27 outubro 2010

Alimentos Antioxidantes


Os radicais livres em excesso reagem com proteínas e outras substâncias contribuindo para o envelhecimento precoce. Fatores como poluição, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas e nutrição inadequada podem agravar a produção de radicais livres. Para manter seu corpo saudável e longe destas substâncias, o Blog Mundo Verdedá a dica de 10 alimentos antioxidantes que não podem faltar na sua mesa (seleção da nutricionista da Rede Mundo Verde Thais Souza).

  • Cacau - presente em grandes quantidades no chocolate amargo. Rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas à saúde do coração e à circulação.
  • Cenoura – fonte de betacaroteno um pigmento natural, também conhecido como pró-vitamina A. Atua no retardo do envelhecimento precoce. O betacaroteno pode ser encontrado na forma de cápsulas.
  • Chá verde – preparado através da infusão da planta Camellia sinensis, é fonte de catequinas que apresentam importante ação antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.
  • Cúrcuma – também chamada de açafrão. Fonte de curcumina, de ação antioxidante, protege contra doenças cardiovasculares etambém contra iniciação e desenvolvimento de tumores.
  • Frutas cítricas – como laranja, limão e tangerina, são fontes de vitamina C que atua no retardo do envelhecimento precoce.
  • Linhaça – fonte de ômega 3 que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, que previne doenças cardiovasculares.
  • Oleaginosas – fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. Atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e combatem o envelhecimento precoce.
  • Óleo de coco – rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção a doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares.
  • Suco de uva integral – fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva. Atua “varrendo” os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Tomate – fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A. Seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas.
fonte - Mundo Verde - via @PAULAVOLPE

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