27 outubro 2010

Tudo sobre Grão-de-bico


Grão-de-bico espanta a depressão. A leguminosa está lotada de triptofano, um aminoácido essencial para a produção da serotonina a substância que traz sensações agradáveis. E esse é só um dos seus atributos.

Vamos direto ao ponto: o grão-de-bico não ocupa lugar de destaque no ranking das leguminosas mais populares. Questão de gosto ou questão de preço? É difícil dizer, mas a verdade é que essa espécie custa pelo menos cinco vezes mais do que outro membro da família, o feijão, que também já não é tão assíduo na mesa do brasileiro. A relação custo benefício, porém, vale o investimento. Quem vive meio tristonho sem motivo aparente na certa mudaria de humor se botasse esse alimento no prato com freqüência.

É provável até que nossos ancestrais soubessem desse efeito. Ou então teriam desistido do cultivo da planta, extremamente sensível às condições de clima e solo e também ao ataque de pragas. Hoje quem empresta sua chancela à leguminosa é a prestigiada revista científica internacional Journal of Archaeological Science, que divulgou recentemente trabalho de pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e daUniversidade de Haifa, ambas em Israel, exaltando suas propriedades.

Por aqui nossos cientistas também dão seu aval ao grão-de-bico, boa fonte de ferro, carboidratos e proteínas. Leonardo Boiteux, estudioso do centro nacional de pesquisa de hortaliças da Embrapa, empresa brasileira dedicada ao estudo e ao desenvolvimento agropecuário, atribui o alto teor protéico a uma combinação de aminoácidos. Entre eles a estrela é o triptofano, que aparece em grandes quantidades. Essa substância é usada pelo organismo para a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

"Boas doses desse composto resultam ainda em diversos efeitos fisiológicos, como maiores taxas de ovulação e melhora no padrão de desenvolvimento das crianças", diz o pesquisador. A nutricionista Andréa Penatti Ferreira, que recentemente estudou as alterações químicas do grão-de-bico durante o cozimento para sua dissertação de mestrado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, em Piracicaba, acrescenta que a disponibilidade de ferro é outro diferencial da leguminosa. (fonte)

Veja os 6 maiores benefícios do grão-de-bico à sua saúde


Mais nutritivo que o feijão 

O grão-de-bico tem 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol ruim. 


Regula o intestino 

Rico em fibras, ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas porque previne problemas no feto. 


Previne doenças 

O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon. 


Para diabéticos e anêmicos 

Esse grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia. 


Alimento da alegria 

Ele afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano (a mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar). 


Peso ideal 

Ele ajuda a emagrecer porque aumenta a sensação de saciedade. (fonte)

Agora 2 Receitas minhas com Grão-de-Bico


Modo de preparo do Grão-de-Bico - deixar o grão-de-bico de molho de um dia para o outro. Cozinhar na panela de pressão por aproximadamente 15 minutos.

Molho Bolonhesa de PTS com Grão de Bico

Faça um molho de tomate do seu gosto, quando estiver pronto, coloque a PTS para hidratar nele, assim se faz um molho bolonhesa. Em seguida acrescenta o grão-de-bico(300g). 

Torta de Grão de Bico com Recheio de Palmito

No processador de alimentos, triture o grão-de-bico(500g), com 200ml de água, azeite, 1 caldo de legumes(esfarelado) e orégano até formar uma massa homogênea. Para o recheio, refogue cebola, alho e pimentão, adicione o palmito, manjericão, cebolinha, 2 caldos de legumes, 1/2 lata de molho de tomate e um pouco de água. Deixe ferver um pouco e se desejar, adiciona 1/2 caixinha de creme de soja ou 2 colheres de requeijão cremoso. Unte uma travessa com óleo e farinha de rosca, coloque metade da massa de grão de bico, o recheio e cubra com o resto da massa. Regar com azeite de oliva e se desejar, polvilhar com queijo ralado. Levar ao forno médio por 20 minutos. 

2 comentários :

  1. Oi amiga...
    obrigada pelo carinho....
    adorei saber sobre o grão de bico...
    tenha um útimo dia e noite flor...
    bjnhos da Nega

    ResponderExcluir
  2. Oiii

    Ótimas dicas =D

    Bom restinho de semana!

    Fique com Deus!

    Beijoss e força ai!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...