22 outubro 2010

A Velhice



A beleza disto

Todo mundo, mais cedo ou mais tarde, está destinado a ficar velho. Temos que entender a beleza da velhice e também a liberdade da velhice.
Temos que entender a sabedoria da velhice; temos que entender seu tremendo desprendimento de todas as coisas tolas que acontecem nas vidas das pessoas que ainda são jovens.
A velhice dá a você uma certa estatura, e se essa estatura puder ser associada à meditação... você irá perguntar a si mesmo: por que você desperdiçou a sua juventude, por que seus pais destruiram sua infância, por que a meditação não lhe foi dada como o primeiro presente, no dia em que você nasceu?
Mas em qualquer época que você conheça a meditação, nunca é tarde demais. Mesmo a poucos momentos antes de sua morte, se você conseguir entender o significado do seu ser, sua vida não foi um desperdício.


A velhice é sua própria criação

A velhice no Oriente tem sido imensamente respeitada. No passado era tido como um ato vergonhoso — quando suas crianças já haviam se casado, quando suas crianças já estavam tendo filhos — você estar ainda totalmente apaixonado, ainda escravo da biologia.

Você deveria elevar-se; é tempo de deixar o campo para outros tolos jogarem futebol. Quando muito, você pode ser um juiz, não um jogador...

A menos que você aceite com gratidão tudo o que a vida traz, você estádeixando escapar o sentido, não está compreendendo. A infância foi bela; a juventude teve as suas flores; a velhice tem os seus próprios picos de consciência.

Mas o problema é que a infância vem por si própria e com a velhice você deve ser muito criativo.

A velhice é sua própria criação.

Ela pode ser um sofrimento, ela pode ser uma celebração; ela pode ser simplesmente um desespero e pode ser também uma dança. Tudo depende de quão profundamente preparado você está para aceitar a existência e o que quer que ela lhe traga.

Algum dia ela trará a morte também — aceite-a com gratidão.

Osho - via Palavras de Osho

2 comentários :

  1. Oi amiga..
    que lindo post...
    nossa a velhice...
    uma fase que não dá para fugir...
    vamos encarar lindas, belas e com muita saúde...
    tenha um ótimo FDS Flor...
    Bjnhos da Nega

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga...
    amei o selinho...
    vou fazer post super demais dizendo que eu não tenho frescuras mesmo...
    seu blog é a cara da mulher forte e que batalha...
    tenha um ótimo FDS...
    bjnhos da Nega

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...