23 janeiro 2012

Bolo de Chocolate Sem Ovos


O sucesso do meu Bolo de Fubá sem Ovos é tanto, que os pedidos para um Bolo de Chocolate também sem ovos não param, então como venho prometendo a muito tempo, aí vai minha receita pessoal, a mesma que sempre fiz, simplesmente tirando os ovos, e o resultado não deixa nada a desejar a receita tradicional.

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó ou nescau (chocolate em pó deixa o bolo mais escuro como na foto, e menos doce)
1 1/2 xícaras de água morna (ou leite)
1/2 xícara de óleo
1 colher de sopa cheia de fermento em pó

Misturar tudo com fue, assar em forma untada com óleo e farinha em forno médio por aproximadamente 30 minutos.

Obs.: para a receita tradicional, basta adicionar 3 ovos a massa e misturar tudo junto. 

Não esqueçam de preparar uma cobertura bem gostosa heim!! 

Abaixo algumas sugestões:

Para substituir os ovos:

Moa 1 colher de sopa de sementes de linhaça inteiras (ou use 2 colheres de sopa de farinha de linhaça) e combine com 3 colheres de sopa de água para substituir por um ovo. Certifique-se de que a mistura tenha ficado como uma papa antes de usá-la. Algumas pessoas recomendam ferver os dois itens juntos para engrossar a mistura.

Cobertura 1 (dobrar ou triplicar os ingredientes)

3 colheres de chocolate em pó ou nescau
6 colheres de açúcar
6 colheres de leite 
1 colher de café de margarina 
Deixar ferver até engrossar

Cobertura 2

1 barra de chocolate meio amargo 
1 caixinha de creme de leite ou soja
2 colheres de açúcar 
Derreter em banho maria ou no microondas.

Cobertura 3

1/2 lata de leite condensado 
3 colheres de chocolate em pó
1 colher de café de margarina 
Mexer até engrossar (tipo brigadeiro mole)

76 comentários :

  1. eu acabei de fazer & o bolo ficou ótimo !

    ResponderExcluir
  2. Adorei,ficou parecendo um brownie.Substitui a água pelo leite morno,pois não sou alérgica,e fiz com açúcar mascavo.Delícia!!!Obrigada.´´´

    ResponderExcluir
  3. noooooooooooossa fica maravilhosooo!! é de comer rezando.. substitui o chocolate em pó por cacau em pó pois era a única coisa que eu tinha! #perfeito

    ResponderExcluir
  4. Que bom que estão gostando... thanks pelos elogios.

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  5. Então eu deixei ele no fogo por trinta minutos só que ele não ficou assado :( estou fazendo nesse exato momento estou esperando o resultado ,)

    ResponderExcluir
  6. Gostei dese bolo mesmo que o meu desmanchou de tão fofinho :)

    ResponderExcluir
  7. Depende sempre do forno, o meu mesmo em fogo baixo, assa super rápido, tenho que tomar o maior cuidado para não queimar.

    E tem coisa mais gostosa que bolo fofinho! Nhumi!

    ResponderExcluir
  8. misturar tudo com "fue", o que significa isso:

    ResponderExcluir
  9. Ficou muuuuuuuuuuuuuuuuito booooom PARABÉNS :)

    ResponderExcluir
  10. Vou fazer este bolo de chocolate....adorei a receita!

    ResponderExcluir
  11. Acabei de fazer! Fiz meia receita e deu para mais ou menos 5 cupcakes. Gostei bastante da receita! Ficou uma delicia! Tambem fiz com açucar mascavo e leite morno.

    ResponderExcluir
  12. Adorei! Simples, rapido e muito saboroso! Muito obrigada! :)

    ResponderExcluir
  13. Bacana meninas, que bom que gostaram!

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  14. Procurando pela NET uma receita de bolo de chocolate sem ovos, pois n tenho no momento em casa, mas tenho 2 crianças e uma adolescente que amam bolo! Estavam me deixando maluca até q resolvi procurar na NET um Bolo que se encaixava na minha situação. Acabei vindo parar aqui, Amei! Já fiz o Bolo e tds amaram tb. Parabéns! Tenho 1 Blog de Artesanatos, vou linkar e seguir vc, blz?
    Bjs Gi

    ResponderExcluir
  15. Oi Gi... alegria, alegria!! Que bom que deu certo e sua turminha gostou e aprovou, fico muito feliz!

    Tenho 2 adolescentes e sou uma admiradora e consumidora de artesanato, adorooooo!!!!

    Vou visitar você depois, ok!

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  16. Desculpa, mas ficou horrível! Segui tudo a risca! Tive que deixar mais de uma hora é ficou mole! Nada que eu fiz o deixei "assado" como deveria. E não errei em nenhum ingrediente. Sem ovo realmente nega maluca não fica decente.

    ResponderExcluir
  17. Raiana... não precisa se desculpar! Mas não consigo acreditar que o bolo não assou mesmo vc tendo feito tudo certo, alguma coisa errada aconteceu, ou seu fermento estava ruim, ou o forno, ou ... enfim, mesmo achando ruim, deveria ter assado entende, isso não foi normal.

    Veja bem, não fica igual um bolo de chocolate com ovos, isso seria impossível, mas fica muito gostoso, tipo brownie, mais embatumadinho e molhadinho, será que não foi isso que vc estranhou?

    De qualquer maneira, obrigada pela sua opinião, e sinto muito que não tenha dado certo.

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Meu bolitchú não deu muito certo não,mas vou tentar fazer de novo...rs...acho que fiz algo de errado mesmo.Ficou socado e duro..bjim!

    ResponderExcluir
  19. Ai... tem dias que não estamos com mão boa para bolo mesmo! Já fiz essa receita várias vezes, e nem sempre fica como desejado. :(

    Mas espero que o próximo dê certo, só não esqueça, não fica a mesma coisa que o Bolo de Chocolate com ovos (soltinho e fofinho), fica com textura diferente, mas não fica duro, fica muito macio.

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  20. Haahaa o meeu ta assandoo e cresceu uns 5 dedoos jaaa, amo fazeer boolo ((:

    ResponderExcluir
  21. Ai que bom! Já estava começando a ficar preocupa, últimos comentários não foram muito positivos, estranho, pq o meu sempre cresce e fica ótimo. Tomara que vc goste! :D

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Fiquei feliz com o sultado da receita, o bolo ficou beeeem fofo, apesar de um pouco quebradiço... Estava difícil dar bolo pra minha pequena, que tem alergia a ovo. Tentei outras receitas e ficaram muito secas... Agora vou tentar o de fubá!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Oi Carla, quebradiço é, que pena! Uma dica é colocar uma colher de farelo de linhaça, aprendi quando era vegana, de alguma maneira, a linhaça ajuda dar liga as massas sem ovos.

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  24. fica bom fazendo no microondas? nao tenho forno e me filho ama bolo de chocolate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, alguns bolos dão certo sim no microondas.
      Uma vez pedi ao SAC da SHARP pra adaptar uma receita de bolo pra mim, e eles reduziram o leite de 200ml para 80ml, visto que a evaporação é menor que a do forno convencional. Também reduziram a manteiga, de 3 colheres para 2 e mandaram assar por 8 min na potência máxima (o meu SHARP era 900kw). Espero que a dica ajude.
      Teste sua receita e nos avise. Sempre tem aquela visita que aparece sem avisar, quando não temos nada a oferecer, e um bolinho de microondas salva a pátria! Boa sorte!!

      Excluir
  25. Poxa Denise, sinceramente não sei te dizer, pq nunca fiz bolo no microondas. Não custa arriscar, eu sou daquelas que enfio a cara na massa, rsrs se não ficar bom, pelo menos tentou.

    ResponderExcluir
  26. Ola adorei as receitas fiz o dois(de fubá e chocolate)no microondas em 7:30estavam ótimos....

    ResponderExcluir
  27. Adriana

    O meu ficou ótimo....assei por 40 min com forno a 180....fica parecendo nega maluca!!!!

    ResponderExcluir
  28. Mto boa essa receita!!Segui as dicas q deste e tbm aquelas q estão nos comentários e saiu um bolo fofo e macio, mas sem esfarelar. Brigadão pela dica!

    ResponderExcluir
  29. Viu... eu digo que dá certo sim, valeu pelo comentário.

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  30. Fazer bolo eh dom e/ou sorte!

    ResponderExcluir
  31. muito bom me apaixonei adprei

    ResponderExcluir
  32. vou fazer depois digo algo

    ResponderExcluir
  33. Já fiz o meu bolinho...ele ficou um nadinha agarrado no fundo da forma, a massa é mesmo muito fofinha e húmida...eu acrescentei uma colher de sopa de vinagre e uma pitada de sal...para remediar o bolo fiz uma cobertura branca de leite condensado ( uma lata de leite condensado, 1 de leite normal e uma colher de sopa de farinha maisena) e de seguida fiz um pouco de ganache de chocolate e fiz um bolo teia de aranha...esta realmente bonito e muito saboroso, é uma receita a repetir e talvez para o meu aniversario que se aproxima...obrigada pela receita bem económica, fácil, e saborosa!

    ResponderExcluir
  34. Lili, que bom que gostou e que incrementou com sua cobertura gostosa.

    Aquele abraço! :)

    ResponderExcluir
  35. O meu já está no fooorno... estou anciosa para ver o resultado. Espero q der certo.

    ResponderExcluir
  36. O meu bolo está no forno... espero que ele der certo.

    ResponderExcluir
  37. O meu já está no fooorno... estou anciosa para ver o resultado. Espero q der certo.

    ResponderExcluir
  38. Estou na torcida Bianca... espero que goste!

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. O meu já está no fooorno... estou anciosa para ver o resultado. Espero q der certo.

    ResponderExcluir
  41. Eeeeeee ficou ótimo bolooo, o meu esposo adorou. Obrigada pela receita. Super beijos. Dá licença que agora vamos merendar mais um pouquinhoo hehehe. Xaaaaau

    ResponderExcluir
  42. Ótima receita... ficou muito gostoso o bolo com a cobertura 1... eu e meu esposo adoraamos. Agora dêem licença q vamos repetir. Hehhehehe Supeer beijo

    ResponderExcluir
  43. Que bom Bianca... então, bom lanche! Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  44. Fiz o bolo com 1 xícara de farinha, e uma com aveia e com mix de farinha sem glúten... Além disso coloquei açúcar mascavo e pedacinhos de chocolate amargo... e até agora o bolo já cresceu um monte!! Tá ficando lindo!!

    ResponderExcluir
  45. Acabei de fazer, e estou comendo agora!! Ficou bem melhor do que imaginei, uma delícia!! Thank´s! Por isso amo a blogosfera hehe <3

    ResponderExcluir
  46. Nossa, acabei de fazer, está no forno e ficou com uma cara ótima! acho que vai ficar uma diliça!!

    adoro cozinharr

    ResponderExcluir
  47. Gente, acabei de voltar, sou a do comentário anterior rs

    O bolo ficou mara! fiz com a cobertura 1!

    delicia mesmo! quebrou um galhao aqui pq eu tava com preguiça de comprar ovo, e ficou uma delicia pra matar a vontade de chocolate hehe

    obrigadaaaaaa

    ResponderExcluir
  48. Que bom que gostou amiga anônima... fico mto feliz que tenha vindo comentar conosco sua experiência com essa receita.

    Ele é mto gostoso mesmo, pra mim sempre dá certo.

    Aquele abraço com gostinho de bolo de chocolate. :)

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde, fiz o bolo e realmente ficou muito gostoso e bem fofinho, no começo achei que não daria certo,mas resolvi tentar, adorei!! Recomendo!!! Bjs

    ResponderExcluir
  50. A propósito, é uma receita ótima para aqueles dias em que os ovos acabaram e estamos com preguiça de sair para comprar!! Gostaria de saber se essa massa eu posso bater no liquidificador também... bjs

    ResponderExcluir
  51. OI Lucciana, que bom que deu tudo certo, e que gostou!!! :)

    Nunca fiz essa massa no liquificador, mas não custa testar né!!?

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  52. O meu ta no forno, dia chuvoso me apeteceu um bolinho,mas acabou o ovo, kkk tomara q de certo

    ResponderExcluir
  53. Colequei no forno agora...so achei q a massa eh bem liquida eh normal?

    ResponderExcluir
  54. É normal sim, se seguiu a receita, não tem erro, vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  55. O meu esta no forno vamos ver como fica ai falo pra vcs

    ResponderExcluir
  56. Olá, posso usar a batedeira no lugar do fue? É que não tenho esse negócio...

    ResponderExcluir
  57. o meu tá no forno. coloquei 3 xícaras de farinha, côco ralado e não coloquei chocolate. agora é esperar o resultado.

    ResponderExcluir
  58. olá a 5 minutos atras coloquei o bolo no forno e ele já cresceu estou ansiosa para ver o resultado
    confesso que achei que nem ia cresce mais essa receita me surpreendeu agora estou esperando assar para poder degustar até´ maiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Amanda, espero que goste! :)

      Excluir
    2. Absolutamente delicioso! Fiz a sua receita, fiz depois com poucas alterações e sempre fica delicioso. E olha que não faço cobertura, só o bolo mesmo! Acho que temos uma amiga em comum, vou até confirmar no FB. Obrigada por compartilhar!

      Excluir
    3. Absolutamente delicioso! Fiz a sua receita, fiz depois com poucas alterações e sempre fica delicioso. E olha que não faço cobertura, só o bolo mesmo! Acho que temos uma amiga em comum, vou até confirmar no FB. Obrigada por compartilhar!

      Excluir
    4. Nossa, que delícia de comentário Pat, aquele abraço! :)

      Excluir
  59. Divino fiz esta receita no microondas em 7 minutos e ficou uma maravilha,aprovado.

    ResponderExcluir
  60. eu faço uma cobertura com creme de leite que fica uma delícia e bem prática:
    01 caixinha de creme de leite, 7 colheres de achocolatado, 02 colehres de açúcar e 02 de margarina, mistura tudo e leva oa fogo por alguns minutos , na hora parece que não vai dar certo , mas depois que esfria ela fica cremosa.

    ResponderExcluir
  61. Aos anônimos... agradeço os comentários, fico mto feliz que tenham gostado, tão simples e tão gostosa né!!!

    Vou testar sua cobertura!!

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  62. Fiz e ficou uma delícia!

    ResponderExcluir
  63. Acabei de tirar do forno... Tão fofinho que comi quente. Não grudou!
    O cheiro tomou conta da casa.

    Dica p/ quem achou que o bolo pode ter ficado mole por dentro: checar com um garfo qd estiver com aparência de pronto. Se qd retirar ele estiver 'limpo', está no ponto!

    A única diferença foi que untei a forma com margarina.
    Parabéns pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana Gustavo, fico contente que tenha dado certo, e melhor, que vc gostou.

      Aquele abraço! :)

      Excluir
  64. Receita testada e aprovadíssima! Só paramos de comer após o 3º repeteco! Delicioso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa gostosa tem que ter mtos repetecos mesmo! Thanks pelo comentário! :)
      Aquele abraço!

      Excluir
  65. Fiz esse bolo e ficou MARAVILHOSO.
    Salvou meu sábado.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...