05 março 2012

Segunda sem A Vida Da Gente

"O senhor… mire, veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam, verdade maior. É o que a vida me ensinou." (Guimarães Rosa)


E a novela mais linda de todos os tempos acabou e hoje, segunda-feira, não tenho mais motivo para parar tudo às 18 horas, sentar no sofá, ligar a TV e ficar grudadinha na telinha, esperando para ver Ana, Manu, Rodrigo, Lúcio, a pequena e adorável Júlia, as bruxas Eva e Vitória, a piriguete Cris, a sábia Dona Iná e todo o núcleo da terceira idade, maravilhosos, o sonhador Marcos, as meninas incríveis Sofia, Alice, Bárbara e Olivia, o casal Cícero e Suzana que se reencontraram dentro do próprio casamento, aquele que se tornou um grande paizão, Lourenço, a desbocada Nanda, e todos os demais personagens que na sua singularidade, me cativaram, a ponto de não perder um único episódio, essa foi a minha rotina durante meses, entrar nesse mundo de faz de conta tão cheio de realidade.

"Ninguém entra no mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas, que já serão outras." (Guimarães Rosa)

Estou triste, estou saudosa, estou órfã de novela. Eu torci pela Manu, sofri com a Ana e fiquei confusa com o Rodrigo. Me identifiquei diversas vezes, afinal, tratava-se da vida, a vida da gente, e lá em vários momentos eu pensava, "caramba... essa é a minha vida, ou eu já passei por isso, eu sei bem o que é se sentir assim..." enfim, a novela mais realista que já assisti. Sem vilãs ou heroínas, apenas personagens normais, sobrevivendo aos percalços, aguentando as desilusões e saboreando as alegrias da vida.


Show de atuação, Marjorie Estiano e Fernanda Vasconcelos, como essas jovens atrizes são talentosas, fortes emoções em todas as cenas que faziam juntas, a última briga então, UAU!!!!!! Rafael Cardoso (Rodrigo) me arrancou muitas lágrimas também. E a pequena, bela e minha conterrânea Jesuela Moro (Júlia), como essa criança cresceu em cena ao longo da novela, quanta delicadeza, sempre me deixava com um sorriso gostoso no rosto. E claro, a veterana Nicete Bruno, como Dona Iná, nos ensinando que tudo faz parte da vida e que as pessoas são o que são, mas qualquer um pode mudar, melhorar, basta querer de verdade.

E por falar em mudar, foi assim com o Lourenço (até caneca Paizão ele ganhou - aparece na última cena com ele, no último episódio), a Nanda (criando o filho do amado e se virando sem a mesada do pai) e a própria Ana (se livrando de todas suas paranóias mal resolvidas por conta do tempo em que ficou dormindo), mas ao contrário, Eva, Jonas e Marcos não se mostraram tão dispostos a melhorar e permaneceram os mesmos, até o fim (para sempre).

"Um brinde a ele, que esculpiu no meu rosto e na minha alma aquilo que tanto me orgulho... ao tempo." (Dona Iná)

Uma palavra para descrever a novela: PERFEITA!!! Abertura, música, elenco, figurino, cenário, fotografia, direção, produção, cores... tudo tudo tudo perfeito!


Ana de vermelho, sua cor, talvez, para mim, significava muito mais, a vida. Quando ela estava em coma, o vermelho estava na Júlia, na decoração do quarto do hospital, depois quando acordou, nas suas roupas, sapatos e acessórios. A cena final, ela na porta do Lúcio, de vestido branco, e ao pisar nos pés do amado, a câmera filma sua sapatilha vermelha, achei muito lindo esse toque, emocionante. Enfim, até as cores na novela faziam parte da história. 



Tempo Tempo Tempo Tempo

A Vida Da Gente é isso, imprevisível, as pessoas são imperfeitas, nem todo mundo tem a família que merece, só o amor não basta, e se o tempo não cura tudo, ele pelo menos, melhora as coisas, porque o tempo não para, e sempre vai despejar novas surpresas nos nossos dias, a nós só resta, estarmos preparados para receber tudo isso, da melhor maneira possível, afinal, "nada é permanente, a não ser a mudança."

"Todo mundo erra e acerta, todo mundo alterna força e coragem, generosidade, egoísmo, grandeza, mesquinhez, decisões mais ou menos sábias, enfim, tudo faz parte de todos nós." (Lícia Manzo)


Eu amei essa novelinha, tudo, do início ao fim, achei o final perfeito, torci muito pela Manu ficar com o Rodrigo, e Ana com o Lúcio, adorei. Cada personagem me cativou a sua maneira, não consegui ter só amor ou só ódio por nenhum, como disse, as pessoas são imperfeitas, e a autora conseguiu nos mostrar e equilibrar isso perfeitamente ao longo da novela, os sentimentos mudavam o tempo todo, como na vida da gente. 

Espero que Lícia Manzo nos dê o prazer de uma nova novela em breve, tão bela quanto essa, e que a Rede Globo passe a lançar as novelas em blu-ray, vou ser a primeira a comprar A Vida Da Gente.


7 comentários :

  1. Oi amiga!
    Não assisti a novela, mas adorei o seu post... as frases são lindas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindo post! Eu também era fan de carteirinha da novela...

    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Ahh Lele.. prima linda! como vc escreve bem.. já falei isso né?.. rs
    Não vi todos os capítulos, mas realmente foi a melhor dos ultimos tempos e qdo vc sumia eu falava com o primo Tanan:
    -Ela deve estar vendo "A Vida da Gente" rs..

    ResponderExcluir
  4. Sabe q mesmo eu tendo abandonado a novela no meio do caminho nao conseguia me desprender dos personagens! Sempre dava uma olhadinha ou outra no site pra saber o q estava acontecendo, como estava Ana, Julia, Manu, etc... incrivel mesmo como uma novela tao simples pode cativar e prender a atenção da gente. Simples, linda e verdadeira! Tem combinação mais perfeita ??
    Beijooo, amei o post tbm!

    ResponderExcluir
  5. Lele

    Faço minhas todas as suas palavras, qualquer coisa que eu acrescentasse aqui, seria demais...
    Novela perfeita, post perfeito

    ResponderExcluir
  6. Thanks meninas, pelos elogios ao post e pela companhia durante a novela!

    ResponderExcluir
  7. Amei, amei, amei! Amei o seu post, assim como amei a novela. Acho que vc soube resumir bem o que ela representou para todos nós.. Que saudade!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...