26 agosto 2013

Amêndoas - 1001 utilidades

Amêndoas... indispensável pra toda mulherzinha sem frescura, além de gostosa, tem 1001 utilidades.
Uma das minhas frutas secas preferidas! E o óleo de uso cosmético, é um dos poucos itens de beleza, que faço questão de sempre ter em casa, sou muito mais o óleo de amêndoas, do que aqueles hidratantes artificiais, super coloridos e perfumados, que além de melequentos e enjoativos, são extremamente prejudiciais para o organismo.

Leia - A História dos Cosmésticos


PROPRIEDADES DO ÓLEO DE AMÊNDOAS DOCES
  • Emoliente.
  • Suavizante, hidratante e anti-inflamatório.
  • Pode ser puro ou misturado com outros óleos (óleo de Rosa Mosqueta).
  • Aplicar sobre a pele seca, rugas, estrias, etc.
  • Aromaterapia para diluir os óleos essenciais.
  • Cabelos danificados, brilho e maciez. Aplicar 2 colheres e cobrir. Lavar e enxaguar com xampu diário.
  • Interno: doenças digestivas possui pouco efeito laxante.
VALOR NUTRICIONAL

Cada 100 gr. de amêndoas fornecer 570 kcal, o que torna um alimento importante para se aquecer e obter energia. Além disso, o consumo de amêndoas, dispõe:

Vitaminas (especialmente vit. B): Tiamina, riboflavina e niacina.

Os minerais essenciais: zinco, ferro, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Proteínas e ácidos graxos benéficos. 
O uso medicinal e nutritivo do óleo de amêndoas é conhecida desde os tempos antigos. Uma das aplicações é o emoliente. O Óleo de Amêndoas Doces possui a propriedade de suavizar a parte inflamada.

Além disso, tradicionalmente, o Óleo de Amêndoas Doces atribui propriedades benéficas para a pele, cabelos e para uso interno (doenças gástricas).

BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE AMÊNDOAS DOCES

Usos Interno

Como anti - inflamatório: pode ser misturado com outros óleos vegetais com muco claro a partir do tecido.

Como um laxante: pode ajudar em doenças do sistema digestivo.

Como complemento de proteína: as amêndoas são ricas em proteínas que podem ajudar a substituir a proteína animal em dietas vegetarianas.

ORIGEM E CULTURA

Óleo de Amêndoa Doces é obtido do fruto da amendoeira (Prunus Dulcis) da família Rosaceae, que tem sua origem nas regiões da Ásia Central, onde é cultivado há milhares de anos.

Espanha tornou-se um dos maiores países produtores de amêndoa no mundo, como terrenos soltos e arenosos favorecem o cultivo de sequeiro.

A amêndoa hoje em dia possui muitos cultivos, porque a maioria das variedades de Prunus são autos-estéreis, o cultivo deve ser acompanhada pela presença de duas variedades diferentes. Assim, o pólen de uma variedade de polinização de amêndoa para o outro.

É importante salientar que a variedade de Amêndoas Doces, o que coloca os maiores benefícios para o corpo sem qualquer toxicidade, ao contrário da variedade de amêndoas amargas que são tóxicos.

O ÓLEO DE AMÊNDOAS DOCES, PRENSADO A FRIO OU REFINADO

Óleo de Amêndoa Doce, pode ser obtido pela técica de prensagem a frio, geralmente possui maior apresentação como cosméticos em óleo refinado.

A particularidade do Óleo de Amêndoas Doces refinado se baseia principalmente em que não apresenta nenhuma intensidade de aroma do óleo prensado a frio. Como já amplamente é muito utilizado em cosméticos.

O Óleo de Amêndoa Doce prensado a frio tem sua principal vantagem em manter suas propriedades. O refinado pelo contrário, perde significativamente suas propriedades, devido ao processo de refinamento.


Leite de Amêndoas 
(muito consumido por veganos)

O uso desse leite é bastante vasto: substitui iogurte ou leite em vitaminas, substitui creme de leite nas mais diversas receitas, incrementa de forma magistral sopas e cremes e pode ser o toque especial em muitas sobremesas.

Ingredientes:

2 xícaras de amêndoas, nozes ou castanhas crocantes 
2 xícaras de água morna

Modo de Preparo:

Deixe as amêndoas ou nozes de molho por 8 a 12 horas.
Escorra a água do molho e lave rapidamente em água corrente.
Bata as amêndoas com uma xícara de água filtrada no liquidificador até obter uma mistura uniforme.
Acerte a consistência do leite acrescentando mais água – se a idéia é substituir o creme de leite em receitas, deixe o leite mais grosso, já se for usar o leite de amêndoas para o preparo de sopas ou vitaminas, pode deixá-lo ais ralo.

Coe o leite utilizando uma peneira forrada com fralda de pano.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...