21 agosto 2013

Só 30 minutinhos

Caminhando em busca da minha saúde!!


Eu sou a preguiça em pessoa, detesto qualquer tipo de esforço, ainda mais por obrigação, nunca consigo frequentar uma academia por longos períodos, vou 1, 2 meses e desisto, tenho pavor de caminhar na esteira, fazer musculação, ou qualquer tipo de dança, mesmo precisando, afinal, atividade física é super importante, mas definitivamente, academia não é a minha praia, fico angustiada só em pensar, fora toda aquela frescura, ui ui ui!

Mas a idade e o peso só vai aumentando com o passar dos anos, e minha resistência física que já nunca foi grande coisa por causa da asma, estava ficando cada vez pior, e os sintomas da tpm cada mês mais intensificados, estava sofrendo muito com tudo isso, realmente precisando de uma mudança imediata nos hábitos do dia-a-dia.

Foi da noite pro dia que resolvi tirar o bumbum do sofá e ir pra rua caminhar, como num passe de mágica, tive um click, e se ao ar livre a sensação for melhor, e não deprimente como me sinto dentro de uma academia. No primeiro dia, já tive certeza que finalmente encontrei uma maneira de tornar a atividade física, que é tão importante e necessária, agradável, caminhar no parque ou na rua é uma delícia! Fora que é comprovado que ameniza os sintomas da tpm, que eu tanto preciso controlar. O nosso médico, que cuida de toda família desde que meus filhos eram pequeninhos, ele é homeopata, pediatra e clínico geral, tem uma receita para quase todos os problemas de saúde, CAMINHE. Dr, estou com dor de cabeça. - Caminhe! Dr, estou com gripe. - Caminhe! Pena que levei tantos anos para colocar em prática seu precioso conselho!!!

Bem, li bastante à respeito, e 30 minutinhos de caminhada, pelo menos 3 vezes por semana, pode fazer uma grande diferença, a curto e longo prazo, no corpo, organismo e na mente.

Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum; para reduzir a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e o estresse.

Leia - 7 grandes benefícios de uma pequena caminhada de 30 minutos - (clique no link)

Confesso que a primeira semana foi muito difícil, precisa de muita força de vontade e disposição, para não se render a tentação do sofá (rsrs). Eu tentei diversos horários, até encontrar o meu preferido, o que faz meu dia render mais, não queria que esse tempo caminhando, atrapalhasse nada, nem mesmo que se tornasse uma obrigação chata. Caminho pelo menos 30 minutos, 3 a 5 vezes por semana, isso é o mínimo necessário para obter algum efeito positivo seja no corpo, organismo ou na mente. Quando estou mais disposta e com tempo, aumento um pouco, as vezes faço uma hora de caminhada diária, muito de vez quando, não vou mentir, como disse, não gosto de forçar nada, para não perder à vontade de continuar. Quando chego em casa, estou exausta, tomo um copo d'água e sento um pouco, 5/10 minutinhos o corpo já relaxou e pronto, estou novinha em folha, como se tivesse tomado uma injeção de ânimo, é incrível a sensação, super recomendo que experimente, fora que passo o resto do dia super disposta, os dias que não caminho, me sinto mais cansada, por incrível que pareça.

Andar pode aliviar a depressão, ansiedade e estresse. Apenas uma caminhada de 30 minutos pode fazer você sentir-se melhor quando está triste, descobriu um estudo. A explicação possível: Andar ajuda o corpo a produzir endorfinas, elementos químicos que melhoram o humor.

O que torna irresistível a caminhada ao ar livre pra mim, é essa mistureba de pessoas - homens, mulheres, adolescentes, idosos, jovens, todas as classes sociais, religiões, solitários, pais e filhos, amigos, casais, ... quase todos sem frescura buscando o mesmo objetivo... bem-estar e saúde!! Ao contrário de quem frequenta academia, claro que nem todos, mas a maioria busca o corpo perfeito! 
Ui Ui Ui

Um médico disse na TV que antigamente as pessoas faziam exercícios úteis, hoje as pessoas pagam pra fazer exercícios inúteis. Ele disse que antigamente as pessoas andavam, chegavam em seus destinos caminhando, hoje em dia elas se enfiam numa academia pra fazer esteira que não te leva a lugar nenhum! Pura verdade né!

Então, vamos caminhar... só 30 minutinhos! 

É rápido, prático, de graça e totalmente sem frescura!!

Comecei a caminhar no dia 27/06/2013

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...